ROCHA MARTINS. (Francisco José da) - D. CARLOS. HISTORIA DO SEU REINADO.



État du lot: Bon (très peu de signes d'utilisation)

Autor: ROCHA MARTINS. (Francisco José da)

Idioma: Português / Portuguese


[Por]... Da Academia das Sciencias de Lisboa. Composto e Impresso nas oficinas do «ABC». Edição do autor. Lisboa. MCMXXVI [1926]. De 38x30 cm. Com 603, [xxxvii] págs. Encadernação da época com lombada e cantos em pele, com nervos e ferros a ouro. Obra luxuosa, impressa em papel de elevada qualidade. Profusamente ilustrado no texto com retratos fotográficos, gravuras e fac-símiles de documentos e frontispícios; em extratexto, com reproduções de quadros, retratos e gravuras de maior dimensão e coladas em papel cartonado e colorido. As ilustrações em extratexto são decoradas com molduras desenhadas, e impressas sobre papel couché. Encontram-se, à semelhança das ilustrações no texto, sobre papel couché e coladas apenas pela margem superior. Apresenta ainda capitulares, vinhetas e florões de remate ao longo do texto. Obra publicada em fasciculos, deu-se por finda em 14 de março de 1927. Importante repositório de documentação gráfica e literária, fundamental para a apreciação da vida, do reinado e do desfecho trágico de D. Carlos I. Descreve com grande perspicuidade os passos iniciais do monarca - vida na corte e educação - a que se segue um relato das dificuldades por este sentidas em matéria de política interna, externa e colonial. Documenta a ingerência de elementos da Companhia de Jesus e da Maçonaria nos acontecimentos relatados, traçando uma panorâmica exaustiva das agitações políticas, sociais e militares e ainda das principais figuras políticas à época.
Tece ainda considerações acerca do carácter de D. Carlos, retratando-o na qualidade de filantropo, artista e homem de ciência.
Evoca, descrevendo circunstanciadamente, importantes efemérides da época como o Ultimatum britânico, a criação do hino nacional, a revolta do Porto, a guerra de África, as campanhas científicas do D. Amélia, ou ainda a Revolta de 28 de Janeiro. Organiza-se em quatro partes: A Educação Real; As Reaes Ilusões; Observação Real; A acção Real.
Ligue Internationale de Libraires Anciens (ILAB-LILA) Ligue Internationale de Libraires Anciens (ILAB-LILA)
avatar LivrariaCastroeSilva
À partir de 14/02/2017
Portugal (Lisboa)
Vendeur enregistré en tant que professionnel.

Voir plus de lots de Rocha Martins.

Voir plus de lots de D. Carlos

Voir plus de lots de Historia Do Seu Reinado